sexta-feira, 4 de abril de 2014

ATO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE DA TERRA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MACAMBIRA ACONTECEU EM LAGOA NOVA-RN


Aconteceu ontem (03/04) a reintegração de posse da Comunidade Quilombola de Macambira em Lagoa Nova-RN. Cumprindo a decisão da 9 ª Vara da Justiça Federal em Caicó, o Superintendente do INCRA, Valmir Alves e o Procurador Federal do Incra, Dr. Adriano Villaça foram até a comunidade acompanhados de oficiais de justiça federal e participaram do ato de entrega da terra de volta para os quilombolas. 


O Ato contou com a presença do vereador Odon Júnior de Currais Novos, do vereador Antônio de Mariquinha de Lagoa Nova, do representante sindical da FETARN no Seridó, Assis de Acari, de Antônio Costa representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lagoa Nova, do Secretário Municipal de Agricultura de Lagoa Nova, Paulo Vandi e representando a Associação da Comunidade, Vilmário. 


Com uma participação maciça da comunidade, foi um ato emociante, reparando uma dívida histórica com a comunidade quilombola e com o povo negro. 


Na sua fala, Valmir Alves, Superintendente do INCRA-RN, informou que a instituição deu celeridade para o reconhecimento da terra da Comunidade Quilombola de Macambira e o INCRA continuará atuando até a decisão definitiva da questão. 


O vereador Odon Júnior de Currais Novos enfatizou seu apoio na luta em prol do povo da Macambira e destacou que a união da comunidade foi importante para atingir o objetivo, que foi a volta de todos para a terra que historicamente e antropologicamente é provada que é deles.  Odon Júnior ainda afirmou que levou até a Deputada Federal Fátima Bezerra a questão da Macambira e ela atuou junto ao INCRA nacional defendendo o povo da Comunidade. Odon Júnior disse também que foi graças a Lula e Dilma que foi possível construir políticas públicas de Igualdade racial, contra o preconceito do racismo e por mais dignidade e qualidade de vida para o povo negro, políticas essas, não vistas antes por outros governos. 


Assis, representante da FETARN, destacou o papel do movimento sindical na cobrança dessa questão ao Governo Federal e afirmou que o povo da comunidade deveria ficar bem atento, pois existem políticos com mandato federal no estado que estavam contra a população da Macambira e a favor dos suspostos "donos da terra". 


O Secretário de Agricultura Paulo Vandi parabenizou  pela conquista e anunciou ações com o objetivo de auxiliar aos agricultores da comunidade.


Dr. Adriano Villaça, procurador do INCRA, leu o ato de reintegração de posse da Justiça Federal e determinou a entrada do povo simbolicamente na terra. 


Após o ato, foi feita uma oração com todos os presentes agradecendo pela vitória e rezando para que novas vitórias possam acontecer em prol da Comunidade de Macambira. 


Foi decidido pelo povo da comunidade no período da tarde a forma de ocupação da terra, para que se inicie o processo de plantação e dessa forma a população possa tirar o seu sustento novamente da terra. 





VEJA ABAIXO A COBERTURA DAS FOTOS DO ATO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário